terça-feira, 26 de outubro de 2010

língua ousada



«compléxia - é uma bicha disléxia psicanalisada, com um pouco de conteúdo, geralmente de péssima categoria (a bicha e o conteúdo)»


No Brasil, nasceram dois dos melhores dicionários de Português: o Houaiss e o Aurélio. Mas há ainda outro, o Aurélia - A Dicionária da Língua Afiada, que é uma preciosidade com 1300 verbetes da autoria de Victor Ângelo e Fred Libi. Além do livro, é possível consultar on-line alguns dos termos listados.

Aí é possível descobrir expressões que são um verdadeiro e delicioso tratado sobre a criatividade da língua como “checar”, “atender”, “queimar a rosca”, “vaca de presépio”, “betty faria”, ou “bater um bolo”.

Algumas palavras ou expressões são engraçadas só de pronunciar: “zoraide”, “vera boiola”, “nefertite”, “besouro” ou “dadeira” ou “kika” ou “lacraia”, “margarete”, “mucica”, “jeba” e “necão”, “ocâni”, “neide” e “omivará”

Outras há que são autênticos enigmas quanto ao significado: “missa”, “sofá da hebe”, “tapuia”, “tô bege”, “vitaminada”, “zé Mané”... A lista é imensa. Exótica. Vale a pena a visita.