domingo, 8 de fevereiro de 2009

..:: adufe ::..



Diz-se na wikipédia que o adufe "é executado exclusivamente por mulheres, acompanhando o canto sobretudo por ocasião das festas e romarias". Parece que assim é, mas encontrei o potentíssimo galego Davide Salvado* a cantar a tão anti-castelhana Senhora do Almurtão, cuja romaria se realiza, anualmente, depois da Páscoa em Idanha-a-Nova. Atenção, escreve-se Almurtão, porque também encontrei Almortão, mas será fácil perceber que é Almurtão porque a imagem da Senhora foi encontrada junto a umas murtas.


* Davide Salvado merecerá uma entrada individual um dia destes. Fiquei encantado com a sua voz e com o narcisismo dos seus vídeos. É possível encontrá-lo na página no youtube, mas também no myspace. Além disso, o problema do rapaz, if you know what I mean, não está só na voz e no gosto pelo folclore! Confiram se fazem favor e aproveitem para o descobrir.



5 comentários:

  1. De facto, nunca tinha ouvido esta canção numa voz masculina. Mas fica muito bem. Adoro o som do adufe e o timbre dele fica muito bem!

    ResponderEliminar
  2. Por muito que se goste desta interpretação (e do intérprete), e eu até gosto, ela desvirtua totalmente a música original, que é talvez a canção mais emblemática de toda aquela região.
    Arlindo Vicente, se não estou em erro, o autor desta música, deve dar voltas na tumba...
    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Apesar de ser uma canção de mulheres, houve vários intérpretes masculinos que a cantaram: José Afonso, os manos Salomé...

    Gostei do rapaz (não o conhecia). Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. O Pinguim anda muito conservador (estou a brincar). As regras tb são para se transgredirem e aeu gostei do que ouvi....Um abraço aos dois...

    ResponderEliminar
  5. Hello, people.
    Vá, deixem-me defender o pinguim...não é que não goste da versão do Davide, mas eu sempre gostei mais da "senhora do Almortão" quer cantada quer pelas senhoras, como soi, quer pelo Janita Salomé ... é a voz masculina de que que me lembro melhor. Gostei mais dos outros videos do moçoilo...que, de facto, para muita gente deve ter um problema: é indecentemente giro ...mal empregado :))))))Mas tb não conhecia e gostei de o ouvir.
    Beijinh@s gord@s

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!