domingo, 24 de fevereiro de 2008

~~ Aznavour ~~

À beira de completar 84 anos (em 22 de Maio), Charles Aznavour esteve ontem no Pavilhão Atlântico. Conhecendo o intérprete, fiquei reticente em ir vê-lo numa sala tão grande. Aznavour, na minha opinião, requeria uma sala mais pequena, mais íntima e aconchegante. Todavia, receando os remorsos que me invadiriam o espírito caso perdesse esta oportunidade, lá combinei com o meu Paulo e decidimo-nos a ir. Sei que não é o género musical que mais aprecia, mas creio que não se arrependeu. Aznavour, para mim, vale pela forma como manuseia as palavras e faz da canção um poema composto de música e letra. Vale também pela voz cheia, bem timbrada e bem colocada. Vale porque valorizo o seu saber de experiência feito. Ontem, tudo isto esteve no Pavilhão Atlântico. Tudo isto mais o peso dos quase 84 anos. E Aznavour sabe-o bem. Tão bem que brincou com o facto quando se enganou numa das canções. Aqui e ali, Aznavour semitonou (cantar em semi-tom, se for preciso explicar), chegou mesmo a desafinar pontualmente, mas a sua voz encheu por completo aquele imenso espaço, da mesma forma que encheria uma sala mais intimista. O chanteur de charme, durante quase duas horas, passeou-se pelo seu vastíssimo repertório, deixando La Bohème para o final.
Conheço as canções de Aznavour nas suas versões discográficas, mas confesso que fiquei surpreendido com a sua capacidade de as recriar, em termos interpretativos, mesmo as que canta desde há 60 anos. Cá para mim, isto, só por si, é obra! Nota muito positiva para a orquestra (seis músicos, dois elementos do coro e o maestro) e para o desenho de luzes. Nota menos (muito menos) positiva para a atitude dos espectadores portugueses que teimam em chegar atrasados a tudo. Talvez por isso, a Mandrake atrasou o início do concerto em vinte minutos. É muito! Nota também menos positiva para o desconforto dos assentos e para a ausência de encores, apesar da insistência do público. Apesar de tudo, foi uma noite boa da qual convém sublinhar o profissionalismo e o savoir-faire que nenhuma escola (senão a do palco) ensina. Obrigado, Aznavour.

17 comentários:

  1. O teu texto está belíssimo e merece 5 estrelas ;-)
    Fico sempre com pena de não poder ir a eventos como estes. Espero que o Paulo tenha gostado. É um pecdo não gostar do Aznavour!...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Denise, obrigado pelo elogio. Vindo de quem vem... Quando morei nessas terras sentia o mesmo em relação a estes eventos, se bem que nos dias que correm as coisas são bem diferentes. O Paulo gostou e, claro, para mim, ouvir Aznavour ao lado dele ainda soube melhor!... Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Zé
    uma análise que nos "transporta" até ao concerto, bravo!~
    Um senhor, este Aznavour que quase com 84 anos, mostra que os homens não se medem aos palmos...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Conheço melhor o seu trabalho como actor do que como cantor. As suas músicas, conheço aquelas, mais famosas que já se tornaram património universal. Tive a oprtunidade de ver a sua entrevista na RTp e só posso repetir que adorava chegar assim aos 84 anos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Não, TheTalesMaker, lamentavelmente não cantou o She nem uma série de outras canções que gostaria de ter ouvido. Temos que convir que escolher 20 temas entre 1000 não é tarefa fácil! Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Mas que sentido de humor, Denise, lol. Sim, "vindo de quem vem", Mestre! Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pelo elogio, pinguim. Tens razão, os homens não se medem aos palmos e, no caso de Aznavour, muito menos. O homem não passa do metro e sessenta! Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Também eu, Special K, também eu!... Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Grande sr., de facto. E a música francesa, embora um pouco esquecida, é de inegável qualidade.

    Beiji**

    ResponderEliminar
  10. Celeste, este homem há muito que ultrapassou as fronteiras de França, como sabes. Fala das coisas do coração, e esse é do mundo. Beijo

    ResponderEliminar
  11. E não cantou "Comme ils disent"?

    Nul n'a le droit en vérité
    De me blâmer, de me juger
    Et je précise
    Que c'est bien la nature qui
    Est seule responsable si
    Je suis un homo - comme ils disent

    ResponderEliminar
  12. paulo, obrigado pela tua visita e pelo teu comentário. Esse é um dos temas que revelam a capacidade de intervir que o artista tem e a que Aznavour não é alheio. É o amor cantado na primeira pessoa. Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Paulo, o Zé esqueceu-se de referir que Aznavour contou mesmo Comme ils disent.
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Obrigado pelas respostas. Fico contente por ter incluído essa canção, embora achasse pouco provável.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  15. Paulo, ora essa, nada tens que agradecer! Como vês, o improvável acontece!
    Abraço

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!